Sol – A nossa Estrela

Sol - Foto Ultravioleta - Cores Falsas - NASAO Sol, uma estrela importante para a vida na Terra. O Sol é o maior elemento do Sistema Solar, quer em tamanho quer em massa. À sua volta orbitam planetas (incluindo o planeta Terra), planetas anões, asteróides, cometas, bem como satélites que orbitam em volta de alguns desses corpos celestes. Vamos conhecer mais sobre a nossa estrela e suas principais características.

O Sol está a uma distância média de 150 milhões de km de nós. Esta distância é chamada de Unidade Astronómica (o valor de 1 UA é mais precisamente 149.597.870 km), unidade essa utilizada geralmente para distâncias dentro do Sistema Solar.

O Sol é uma estrela que faz parte da galáxia da Via Láctea. Uma estrela entre 200 biliões de outras estrelas (ou 400 biliões segundo outras estimativas). A nossa estrela situa-se a aproximadamente 26.100 anos-luz do centro da Via Láctea, e demora por volta de 200 milhões de anos a completar uma volta à galáxia, com uma velocidade média de aproximadamente 240 km/s.

O diâmetro equatorial do Sol tem cerca de 1.390.000 km, ou seja, 109 vezes maior que o diâmetro equatorial da Terra. A sua massa é também cerca de 330 vezes superior à massa do planeta Terra, e corresponde a mais de 99% da massa de todo o Sistema Solar. Devido à sua massa, o Sol é o responsável pela força de gravidade que mantém os outros objetos celestes (como planetas, planetas anões, asteróides, cometas, satélites que por sua vez orbitam outros objetos celestes, etc) a orbitar à sua volta.  O Sol é constituído maioritariamente por hidrogénio (cerca de 74% de sua massa), e também por uma quantidade significativa de hélio (cerca de 24% de sua massa), para além de outros elementos químicos em quantidades bastante menores.

A classe espectral do Sol é G2. A temperatura à superfície é de cerca 5.800 K, e no núcleo da nossa estrela estima-se que a temperatura chegue a 15 milhões de graus.

Dado que o Sol é um corpo celeste que não é sólido, a rotação no equador é mais rápida que a rotação nos polos. No equador a rotação é de aproximadamente 25 dias, nos polos é de cerca de 35 dias.

Na superfície da nossa estrela surgem frequentemente manchas escuras que correspondem a regiões com temperaturas mais baixas que a região circundante. O número de manchas solares não é constante, varia periodicamente num ciclo que se repete a cada 11 anos chamado de ciclo solar.

O Sol está constantemente a emitir partículas que se propagam por todo o Sistema Solar com velocidade de várias centenas de km por segundo. É o chamado vento solar. Quando essa emissão de partículas é mais forte produzem-se as auroras polares.

Como complemento a este artigo, sugiro a leitura de um outro artigo publicado neste site: Eclipse Solar e Eclipse Lunar.

Sol - Foto Raio X

Sol – Foto Raio X feita pelo Observatório Solar Yohkoh

Share Button
Sol – A nossa Estrela
4.4 (87.5%) 8 votes
Tagged , , . Bookmark the permalink.

Comments are closed.