Sonda Akatsuki chegou ao planeta Vénus

Sonda AkatsukiA sonda espacial Akatsuki entrou com sucesso em órbita do planeta Vénus no dia 7 de Dezembro de 2015. A Akatsuki, também conhecida como Venus Climate Orbiter (VCO) ou PLANET-C, é uma sonda espacial da Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA – Japan Aerospace Exploration Agency).

A sonda Akatsuki foi lançada para o espaço em 20 de Maio de 2010, e tinha como objetivo alcançar o planeta Vénus pouco mais de 6 meses depois do lançamento, mais precisamente no dia 6 de Dezembro de 2010. Porém, a sonda Akatsuki falhou o seu objetivo de entrar em órbita ao redor de Vénus na data prevista.

Depois de errar o alvo, a JAXA colocou a sonda a orbitar o Sol durante 5 anos, até que a sonda pudesse voltar a ter condições propícias para entrar em órbita do planeta Vénus. Tal data foi 7 de Dezembro de 2015, quando finalmente a Akatsuki chegou com sucesso ao seu alvo.

A Akatsuki tem como objetivo estudar a atmosfera de Vénus, incluindo a suas espessas nuvens que cobrem a superfície deste planeta. Com esta missão espacial esperamos vir a conhecer melhor este nosso planeta vizinho.

O planeta Vénus possui uma atmosfera cuja pressão é de cerca de 90 vezes superior à pressão atmosférica terrestre ao nível do mar. Devido ao efeito de estufa a temperatura média na superfície do planeta ronda os 460 ºC.

Poderá visitar a pagina desta missão no seguinte link (em inglês): http://global.jaxa.jp/projects/sat/planet_c/index.html.

Planeta Vénus

Imagem de Vénus em ultravioleta, obtida pela sonda Akatsuki.

Share Button
Sonda Akatsuki chegou ao planeta Vénus
5 (100%) 4 votes
Tagged , , . Bookmark the permalink.

Comments are closed.