Sonda Dawn em órbita de Ceres

Ceres - Foto obtida pela Sonda DawnDia 6 de Março de 2015, data em que a sonda espacial Dawn entrou em órbita do planeta anão Ceres. Pela primeira vez uma sonda espacial visita um planeta anão. Apesar de Ceres estar relativamente próximo de nós, visto do planeta Terra este objeto revela pouco da sua superfície, mesmo através dos mais avançados instrumentos de observação.

As sonda Dawn foi lançada pela NASA em 27 de Setembro de 2007, tendo como objetivo alcançar dois dos principais objetos da chamada Cintura de Asteróides: Vesta e Ceres.

Em 16 de Julho de 2011, a sonda Dawn entrou em órbita do asteróide Vesta (também considerado como um protoplaneta), tendo ficado aí até 4 de Setembro de 2012. Depois disso seguiu para o alvo seguinte: Ceres.

No dia 6 de Março de 2015, a sonda Dawn entrou com sucesso em órbita do planeta anão Ceres. Este foi um dia histórico, pois pela primeira vez um planeta anão recebeu a visita de uma sonda espacial.

A sonda irá estudar Ceres durante os meses que se seguem, facultando muita informação sobre este interessante objeto do Sistema Solar.

 Ceres

Share Button
Sonda Dawn em órbita de Ceres
4.3 (85%) 8 votes
Tagged , , . Bookmark the permalink.

Comments are closed.