Sonda New Horizons chegou a Ultima Thule

Ultima Thule - New HorizonsNo dia 1 de Janeiro de 2019, a sonda espacial New Horizons da NASA fez História ao passar pelas proximidades de Ultima Thule, um objeto da Cintura de Kuiper que assim tornou-se no objeto mais distante alguma vez visitado por uma sonda espacial até à presente data.

Ultima Thule foi descoberto no dia 26 de Junho de 2014 através do telescópio espacial Hubble. Quando foi descoberto foi-lhe atribuída a designação de 1110113Y, e depois passou a ser designado por 2014 MU69. Posteriormente os cientistas atribuíram o nome provisório de Ultima Thule.

A sonda New Horizons visitou o planeta anão Plutão em Julho de 2015, tendo depois rumado em direção a Ultima Thule, onde chegou no primeiro dia do ano de 2019.

Este distante objeto do Sistema Solar, situado na Cintura de Kuiper, é um binário de contato constituído por duas esferas conectadas. De uma ponta à outra, Ultima Thule possui cerca de 31 km de comprimento. A esfera maior tem cerca de 19 km de diâmetro e foi apelidada de “Ultima“, enquanto que a esfera menor tem cerca de 14 km de diâmetro e foi apelidada de “Thule“.

Ultima Thule - New Horizons

Imagem de Ultima Thule obtida pela sonda espacial New Horizons.

Share Button
Tagged , . Bookmark the permalink.

Comments are closed.