Sonda OSIRIS-REx rumo ao asteróide Bennu

Sonda OSIRIS-RExNo dia 8 de Setembro de 2016 foi lançada para o espaço a sonda OSIRIS-REx (Origins Spectral Interpretation Resource Identification Security – Regolith Explorer) que tem como objetivo chegar ao asteróide Bennu em 2018, recolher uma amostra do asteróide, e trazê-la para a Terra em 2023.

A OSIRIS-REx é a terceira missão espacial do programa New Frontiers, da NASA. O programa New Fontiers tem como objetivo obter um melhor conhecimento sobre o nosso Sistema Solar. As outras duas missões deste programa espacial são a New Horizons que chegou ao planeta anão Plutão em 2015, e a Juno que chegou ao planeta Júpiter em 2016.

A missão OSIRIS-REx está então focada no asteróide Bennu (anteriormente designado por 1999 RQ36). O asteróide Bennu foi descoberto em 1999, tendo este corpo celeste cerca de 500 metros de diâmetro. Este é um asteróide carbonáceo do tipo Apollo, sendo que por vezes este asteróide passa relativamente próximo da Terra. Mas tal não nos deve de preocupar, pois convém referir que uma possível colisão de Bennu com a Terra é algo extremamente improvável, apesar de existir uma ínfima (quase nula) probabilidade de tal suceder, e isso apenas no decorrer do século 22.

Depois do seu lançamento, a sonda OSIRIS-REx vai orbitar o Sol durante um ano. Depois desse tempo a sonda passará pelo campo gravitacional da Terra que ajudará a colocar a sonda a caminho de Bennu. A OSIRIS-REx deverá de chegar ao asteróide Bennu em 2018. Aí a sonda estudará o asteróide e irá escolher o local de onde tirará a amostra. Então a sonda irá estabelecer contato com o asteróide durante poucos segundos, e recolherá a amostra.

Em Março de 2021 a OSIRIS-REx vai iniciar o regresso à Terra. Se tudo correr como o previsto, a sonda deverá de chegar em Setembro de 2023 com as amostras do asteróide Bennu.

Para aceder à página da missão OSIRIS-REx, no site da NASA, clique no link: https://www.nasa.gov/osiris-rex.

Share Button
Sonda OSIRIS-REx rumo ao asteróide Bennu
4.33 (86.67%) 3 votes
Tagged , , . Bookmark the permalink.

Comments are closed.