Superaglomerado Local – Superaglomerado de Virgem

Superaglomerado Local - Superaglomerado de VirgemO Superaglomerado Local (também conhecido como Superaglomerado de Virgem) é um superaglomerado de galáxias do qual faz parte o nosso Grupo Local de Galáxias (onde se inserem várias dezenas de galáxias, incluindo a Via Láctea e a galáxia de Andrómeda).

As galáxias tendem a agrupar-se em grupos ou aglomerados em vez de viajarem de forma isolada pelo Universo (apesar de existirem galáxias “solitárias”). Os elementos desses grupos e aglomerados estão ligados uns aos outros pela força da gravidade. Por sua vez, os grupos e aglomerados também se juntam a outros grupos e aglomerados, formando enormes estruturas conhecidas como superaglomerados de galáxias.

A nossa galáxia, a Via Láctea, juntamente com algumas dezenas de outras galáxias (incluindo a galáxia de Andrómeda) formam o chamado Grupo Local de Galáxias.

O Grupo Local de Galáxias não é a maior estrutura da qual fazemos parte, pois juntamente com pelo menos outros 100 grupos e aglomerados forma o chamado Superaglomerado Local ou Superaglomerado de Virgem. Este superaglomerado de galáxias estende-se por cerca de 110 milhões de anos-luz de diâmetro, possuindo uma região com uma forma relativamente “achatada” onde se situa a maioria das galáxias, e um halo aproximadamente esférico constituído pelas restantes galáxias. O nosso Grupo Local situa-se numa região mais periférica do superaglomerado. O Aglomerado de Virgem é o aglomerado de galáxias “dominante” do nosso superaglomerado, vindo daí o nome de Superaglomerado de Virgem.

Em 2014 a nossa visão sobre o Superaglomerado Local foi alterada quando um grupo de astrónomos veio divulgar o resultado de um estudo que indica que na realidade aquilo que considerávamos como sendo o Superaglomerado Local (com as características que mencionamos atrás) é na realidade apenas uma pequena parte de um verdadeiro superaglomerado local de galáxias de dimensões muito maiores a que se deu o nome de Laniakea, cujo diâmetro ultrapassa os 500 milhões de anos-luz. De repente, a percepção que tínhamos sobre o nosso superaglomerado de galáxias foi grandemente alterada.

Share Button
Superaglomerado Local – Superaglomerado de Virgem
3 (60%) 2 vote[s]
Tagged . Bookmark the permalink.

Comments are closed.