Telescópio catadióptrico

Telescópio CatadióptricoUm telescópio catadióptrico é um instrumento de observação que combina aspectos característicos dos telescópios refratores e dos refletores. Um telescópio catadióptrico é também conhecido por telescópio composto.

Para entendermos melhor o que é um telescópio catadióptrico, vamos ver resumidamente as principais características de outros dois tipos de telescópio:

Telescópio refrator (também conhecido por luneta) é constituído por um tubo longo que possui uma lente objetiva numa extremidade, lente essa que vai receber a luz do exterior. A luz é então refratada ou encurvada, de modo a formar uma imagem perto da outra extremidade do tubo, mais precisamente numa ocular.

Telescópio refletor possui um espelho ligeiramente encurvado no fundo do tubo, sendo esse espelho a objetiva. A luz que vem do exterior é refletida nesse espelho para um espelho secundário, que por sua vez reflete a luz para a ocular onde podemos ver a imagem.

Um telescópio catadióptrico “mistura” esses elementos, sendo que possui uma lente numa extremidade do tubo, onde entra a luz, e um espelho que se situa na outra extremidade do tubo que reflete a luz para um espelho secundário, que por sua vez reflete a luz para a ocular.

Para aberturas iguais, geralmente os telescópios catadióptricopos são significativamente mais caros que os refletores, e mais baratos que os refratores apocromáticos. Por outro lado, os telescópios catadióptricos são fáceis de transportar, sendo que para dada abertura são os que possuem o tubo mais curto.

Existem vários tipos de telescópios catadióptricos, como por exemplo o telescópio Schmidt-Cassegrain e o telescópio Maksutov-Cassegrain.

Se pretende comprar um telescópio, adicionalmente fica a sugestão para que leia o seguinte artigo: Comprar um telescópio.

Share Button
Telescópio catadióptrico
5 (100%) 3 votes
Tagged . Bookmark the permalink.

Comments are closed.