Telescópio Espacial James Webb

Telescópio Espacial James WebbO Telescópio Espacial James Webb (em inglês, James Webb Space Telescope – JWST), é um telescópio espacial que se prevê ser lançado em Outubro de 2018. Este projeto é liderado pela NASA com importantes contribuições da ESA e da CSA (Agência Espacial Canadiana).

O Telescópio Espacial James Webb é um observatório de infravermelhos que vai complementar e ampliar as descobertas realizadas pelo Telescópio Espacial Hubble. Em termos de comparação, enquanto que o telescópio Hubble possui um espelho principal com 2,4 metros de diâmetro, o espelho principal do telescópio James Webb terá 6,5 metros. O espelho deste telescópio é constituído por 18 segmentos hexagonais, cada um desses segmentos de espelho tem 1,32 metros.

O Telescópio Espacial James Webb, com sua capacidade de observar o Universo na radiação de infravermelho, vai ter diversos objetivos de grande importância. Entre esses objetivos podemos destacar o observação das primeiras galáxias do Universo que terão surgido pouco depois do Big Bang (à escala de tempo astronómica); a observação do que está para lá das nuvens maciças e opacas que não permitem a passagem da luz visível, como é o caso das nebulosas onde estão a surgir novas estrelas; permitirá um melhor conhecimento à cerca dos exoplanetas (planetas que não pertencem ao nosso Sistema Solar). Este é apenas um resumo de alguns dos muitos desafios que o Telescópio Espacial James Webb tem pela frente. Se tudo correr como o previsto, este telescópio será um marco histórico para a astronomia.

Ao contrário do telescópio Hubble, o telescópio James Webb não ficará em órbita da Terra. O Telescópio Espacial James Webb vai orbitar ao redor do Sol a uma distância de 1,5 milhões de km da Terra, no chamado segundo ponto de Lagrange ou L2. Assim, devido à sua órbita, este telescópio terá uma vida útil inferior ao do Hubble, pois não poderá receber manutenção por parte dos astronautas.

Para aceder à pagina oficial do James Web Space Telescope (em inglês), clique no link: http://www.jwst.nasa.gov/.

Hubble - James Webb

Comparação do espelho primário do telescópio Hubble e do telescópio James Webb.

Share Button
Telescópio Espacial James Webb
3.3 (66.67%) 3 vote[s]
Tagged . Bookmark the permalink.

Comments are closed.