Telescópios Keck 1 e Keck 2

Telescópios Keck 1 e Keck 2Os telescópios Keck 1 e Keck 2 são dois telescópios refletores que se situam a aproximadamente 4.205 metros de altitude, mais precisamente no cimo do monte Mauna Kea, um vulcão adormecido no Havai, Estados Unidos da América. Estes dois telescópios de grandes dimensões pertencem ao observatório astronómico W. M. Keck.

Em termos de telescópios ópticos, apenas o Gran Telescopio Canarias tem uma objetiva maior que a do Keck 1 e a do Keck 2. O espelho primário (objetiva) de cada um deles tem 10 metros de diâmetro. Cada um destes espelhos é constituído por 36 segmentos hexagonais que trabalham em conjunto como uma única peça.

Estes telescópios gémeos observam na faixa da luz visível e do infravermelho próximo.

O Keck 1 foi o primeiro a iniciar as observações, em Maio de 1993. Em Outubro de 1996 foi a vez do Keck 2 ver a primeira luz.

Estes dois telescópios podem ser utilizados de forma separada ou em conjunto de forma sincronizada. Quando utilizados em conjunto formam um interferómetro, neste caso é o chamado Interferómetro Keck. Este interferómetro tem um poder de resolução equivalente a um enorme telescópio individual com uma objetiva de 85 metros de diâmetro. O poder de resolução é a capacidade de distinguir dois objetos que aparentemente se encontram relativamente próximos um do outro.

Atualmente estes dois telescópios estão no grupo dos instrumentos de observação mais importantes para a astronomia nos dias de hoje.

Telescópios Keck no cimo do monte Mauna Kea.

Telescópios Keck no cimo do monte Mauna Kea.

Share Button
Telescópios Keck 1 e Keck 2
Classifique este post
Tagged . Bookmark the permalink.

Comments are closed.