Tétis – Satélite de Saturno

TétisTétis é o quinto maior satélite natural (lua) do planeta Saturno. De salientar que atualmente sabemos da existência de mais de 60 satélites de Saturno. Tétis foi descoberto no ano de 1684 pelo astrónomo italiano Giovanni Cassini. Durante vários séculos pouco soubemos sobre este satélite de Saturno, porém com o surgimento da exploração espacial, várias sondas visitaram Saturno e seus satélites, sendo que isso nos permitiu recolher muitas informações sobre Tétis.

O diâmetro de Tétis ronda os 1066 km, sendo este um satélite de Saturno de tamanho médio. Este satélite orbita a uma distância média de aproximadamente 294.660 km do planeta Saturno.

Tétis demora 1,89 dias terrestres a completar uma volta ao redor do planeta Saturno, que corresponde ao mesmo tempo que Tétis leva a completar uma volta ao redor de si próprio. Este satélite de Saturno tem, portanto, uma rotação sincronizada, tal como acontece com a maior parte dos satélites dos planetas do Sistema Solar. Como consequência disso, Tétis tem sempre a mesma “face” voltada para Saturno.

Na mesma órbita de Tétis seguem também outros dois pequenos satélites de Saturno: Telesto e Calipso. Teleste está cerca de  60º à frente de Tétis, enquanto que Calipso está cerca de 60º atrás.

A densidade de Tétis é de 0,98 g/m3, uma densidade relativamente baixa, indiciando que este satélite de Saturno é essencialmente constituído por gelo de água misturada com uma pequena fração de material rochoso.

A superfície de Tétis apresenta um número significativo de crateras, a maior das quais tem por nome Odysseus. Esta cratera tem um diâmetro na ordem dos 450 km.

Esta lua de Saturno já foi visitada por várias sondas espaciais que nos enviaram muitos dados sobre este objeto celeste. As sondas que já passaram pelas proximidades de Tétis foram: Pioneer 11, Voyager 1, Voyager 2 e a Cassini.

Tétis e a grande cratera Odysseus

Foto de Tétis. Em baixo a grande cratera Odysseus.

Share Button
Tétis – Satélite de Saturno
4.7 (93.33%) 6 votes
Tagged , . Bookmark the permalink.

Comments are closed.