Tycho Brahe – Biografia – Vida e Obra

Tycho BraheTycho Brahe (Tyge Ottesen Brahe), um notável astrónomo dinamarquês nascido no século XVI que efetuou observações com um rigor sem paralelo numa época que antecedeu o surgimento do telescópio. Suas observações serviram de base para as descobertas de outro grande astrónomo, Johannes Kepler.

Tycho Brahe nasceu em Skane, que nessa altura pertencia à Dinamarca, em 14 de Dezembro de 1546.

Em 1559, Tycho Brahe entrou na Universidade de Copenhaga para desenvolver seus estudos, nomeadamente o trivium medieval (gramática, lógica e retórica) e também o quadrivium (aritmética, geometria, música e astronomia).

Em 1562 foi para a Universidade de Leipzig, na Alemanha.

Em 1566 aconteceu um duelo entre Tycho Brahe e seu primo Manderup Parsbjerg, que resultou na perda do nariz de Tycho que assim ficou desfigurado. Tycho Brahe usou próteses no lugar do nariz por toda a sua vida.

Em 1569 ele foi para Augsbourg onde acabaria por construir alguns instrumentos de observação astronómica.

Em finais de 1570, devido a más noticias relativamente à saúde de seu pai, Tycho Brahe voltou para a Dinamarca. No ano seguinte seu pai faleceu.

Em 1572 ele observou uma nova estrela que surgiu na constelação de Cassiopeia. Hoje sabemos que se tratou de uma supernova, atualmente designada por SN 1572 ou por Supernova de Tycho. No ano seguinte ele publicou as suas observações sobre esta estrela na sua obra De Nova Stella.

Em 1576, o rei Frederico II proporcionou-lhe um local para instalar um observatório astronómico na ilha de Hven, próximo de Copenhaga. Na época tornou-se no maior observatório da Europa. De salientar que ainda que se trate de um observatório astronómico, naquele tempo ainda não existia o telescópio. Nesse observatório Tycho realizou observações e apresentou resultados de grande rigor e qualidade.

Em 1577, Tycho observou um cometa e demonstrou que tal fenómeno não é um fenómeno atmosférico, como se pensava naquela época.

Em 1599 Tycho Brahe mudou-se para Praga onde trabalhou como matemático real de Rodolfo II. Aí construiu um novo observatório astronómico. Em Praga, Johannes Kepler que mais tarde ficaria com o trabalho de Tycho e se tornaria num famoso astrónomo, passou a ser seu assistente.

Tycho Brahe faleceu em 24 de Outubro de 1601. Sua morte está envolta em algum mistério. Segundo o relato de Johannes Kepler, Tycho Brahe estava num banquete e por uma questão de educação não quis se levantar para urinar tendo ficado assim muitas horas, desenvolvendo um grave problema na bexiga que o teria levada à morte.

Análises modernas sobre a morte de Tycho Brahe, apontam para que sua morte talvez tenha sido na verdade por envenenamento através de mercúrio. Existe a hipótese de ter sido um envenenamento acidental. Também existe a hipótese apresentada por alguns estudiosos de que talvez tenha sido o próprio Johannes Kepler que o envenenou, ainda que outros estudiosos neste assunto descartam esta hipótese. O fato é que não sabemos com segurança a verdadeira causa da morte.

Na época de Tycho Brahe, pensava-se que a Terra era o centro do Universo, à volta da Terra orbitavam o Sol, a Lua, os planetas e as estrelas. Este modelo do mundo é chamado de geocentrismo.

Antes de Tycho já tinha surgido a teoria que colocava o Sol no centro, em volta do qual orbitavam os planetas (incluindo a Terra). Este modelo do mundo é chamado de heliocentrismo. O maior defensor do heliocentrismo antes do tempo de Tycho foi Nicolau Copérnico. Porém nessa época o heliocentrismo não era muito aceite. Tycho Brahe defendia um sistema “geoheliocêntrico“, ou seja, Tycho colocava a Terra no centro, sendo que o Sol, a Lua e as estrelas orbitavam em volta da Terra, mas os planetas orbitavam em volta do Sol. Este modelo do mundo era essencialmente geocêntrico, porém tinha alguns aspectos existentes no heliocentrismo. Este modelo ficou conhecido como sistema Tychonico (ou Tychoniano).

Esquema do Sistema Tychonico

Esquema do Sistema Tychonico, com a Terra no centro.

Share Button
Tycho Brahe – Biografia – Vida e Obra
2.33 (46.67%) 3 votes
Tagged , . Bookmark the permalink.

Comments are closed.