Umbriel – Satélite de Úrano

UmbrielUmbriel, o terceiro maior satélite natural (lua) do planeta Úrano. Umbriel foi descoberto em 24 de Outubro de 1851 pelo astrónomo inglês William Lassell. Muito daquilo que atualmente sabemos sobre este satélite de Úrano deve-se à passagem da sonda espacial Voyager 2 nas suas proximidades.

A lua de Úrano, Umbriel, tem um diâmetro aproximado de 1170 km, sendo um pouco menor que Titânia e Oberon, as duas maiores luas do planeta Úrano.

Umbriel orbita a uma distância média de 266.000 km de Úrano. Umbriel demora cerca de 4,1 dias terrestres a completar uma volta ao redor do planeta Úrano, o mesmo tempo que demora a completar uma volta sobre si próprio, tratando-se portanto de uma rotação sincronizada. Como consequência, Umbriel tem sempre a mesma “face” volta para Úrano, situação que sucede com a maioria dos satélites dos planetas do nosso Sistema Solar.

A densidade de Umbriel é de cerca de 1,4 cm3. Umbriel é constituído por gelo com uma quantidade considerável de rocha. Este satélite de Úrano tem uma superfície bastante escura, refletindo apenas cerca de 16% da luz que a atinge. Do grupo dos maiores satélites de Úrano, Umbriel é o que tem a superfície mais escura. Uma outra característica da superfície de Umbriel é o fato de possuir muitas crateras.

Em termos de exploração espacial, apenas uma sonda passou próximo deste satélite de Úrano: a Voyager 2. Esta sonda espacial chegou ao planeta Úrano em 1986 e obteve muitas informações e fotos não só de Úrano mas também de seus satélites, inclusive Umbriel.

Share Button
Umbriel – Satélite de Úrano
4 (80%) 7 votes
Tagged , . Bookmark the permalink.

Comments are closed.