Ursa Menor – Constelação

Ursa Menor. Crédito: BorgQueen.A Ursa Menor (também conhecida como Ursa Minor) é uma constelação do hemisfério norte celeste. Suas principais estrelas são relativamente pouco brilhantes, mas apesar disso a Ursa Menor é uma constelação conhecida, dado que sua estrela mais brilhante é a Polaris, mais conhecida como estrela Polar.

A Polaris (estrela alfa da Ursa Menor) é, portanto, a estrela desta constelação mais relevante para nós. A Polaris possui uma magnitude aparente de +2,0, e está a cerca de 430 anos-luz de nós. No nosso céu a posição desta estrela é quase coincidente com o Pólo Norte Celeste, daí ser conhecida por estrela Polar.

Ursa Menor

Constelação da Ursa Menor. Crédito: Torsten Bronger.

Outras estrelas fazem parte da constelação da Ursa Menor: Kochab (estrela beta desta constelação) com uma magnitude aparente de +2,1 e está a uma distância de cerca de 125 anos-luz de nós; Pherkad (estrela gama desta constelação) tem uma magnitude apaente de +3,00 e situa-se a cerca de 480 anosluz. Ainda outras estrelas menos brilhantes fazem parte da Ursa Menor: Yildun, Ahfa al Farkadain, Anwar al Farkadain (ou Alasco).

A constelação da Ursa Menor não possui muitos “objetos do céu profundo”. Um dos poucos objetos dessa categoria que podemos encontrar nesta constelação é a Galáxia Anã da Ursa Menor, uma galáxia anã descoberta em 1954 e que é também uma galáxia satélite da nossa própria galáxia, a Via Láctea.

Share Button
Classifique este post
Tagged . Bookmark the permalink.

Comments are closed.