Eclipses Solares e Lunares em 2020

EclipseEclipses em 2020. No decorrer do ano 2020 vão ocorrer 6 eclipses: 2 eclipses do Sol, e 4 eclipses da Lua. Todos os 4 eclipses da Lua que vão ocorrer em 2020 serão eclipses penumbrais (um tipo de eclipse que passa mais despercebido). Vamos apresentar neste artigo mais pormenores sobre os 6 eclipses de 2020.

Os horários dos eclipses aqui apresentados são em Tempo Universal (TU), dado que este site recebe visitas de diversos locais do mundo com fusos horários diferentes. Assim, é fundamental converter o horário aqui apresentado (que está em Tempo Universal), para o horário do Tempo Local conforme a localização geográfica do visitante deste site. Por exemplo, o Brasil tem o horário local diferente do horário local de Portugal, de Angola, Moçambique, Cabo Verde, etc. Dentro do próprio Brasil também existem diferenças horárias dependendo do Estado.

Para as observações dos eclipses, é necessário também levar em conta as condições atmosféricas no local de observação, pois estas são essenciais para o sucesso das observações.

Não é demais salientar que nunca devemos olhar directamente para o Sol, pois tal poderá causar graves problemas nos olhos, inclusivamente cegueira. Quando ocorre um eclipse do Sol, devemos observar o eclipse apenas com filtros protectores adequados para o efeito.

Posto isto, vamos de seguida apresentar a lista dos eclipses em 2020:

Eclipse Penumbral da Lua – 10 de Janeiro de 2020

Lua entra na penumbra: 17:07 TU (Tempo Universal, precisamos de o converter para horário local)
Máximo do eclipse: 19:11 TU
Lua sai da penumbra: 21:12 TU

De forma sucinta, podemos dizer que este eclipse penumbral da Lua pode ser observado na Europa, África, Ásia e Austrália.

Para obter informações mais pormenorizadas sobre este eclipse da Lua, poderá aceder ao link da NASA: https://eclipse.gsfc.nasa.gov/LEplot/LEplot2001/LE2020Jan10N.pdf.

Eclipse Penumbral da Lua – 5 de Junho de 2020

Lua entra na penumbra: 17:45 TU (Tempo Universal, precisamos de o converter para horário local)
Máximo do eclipse: 19:26 TU
Lua sai da penumbra: 21:04 TU

De forma resumida, podemos dizer que este eclipse penumbral da Lua pode ser observado na Europa, África, Ásia e Austrália.

Para obter informações mais pormenorizadas sobre este eclipse da Lua, poderá aceder ao link da NASA: https://eclipse.gsfc.nasa.gov/LEplot/LEplot2001/LE2020Jun05N.pdf.

Eclipse Anular do Sol – 21 de Junho de 2020

Início do eclipse parcial: 03:45 TU (Tempo Universal, precisamos de o converter para o horário local)
Início do eclipse anular: 04:47 TU
Máximo do eclipse: 06:40 TU
Fim do eclipse anular: 08:32 TU
Fim do eclipse parcial: 09:34 TU

De forma sucinta podemos dizer que na sua forma de eclipse anular do Sol, este será visível numa faixa muito estreita que passa pela República Centro Africana, Congo, Etiópia, sul do Paquistão, norte da Índia, e China. Na sua forma parcial, este eclipse pode ser observado em grande parte da África, grande parte da Ásia, parte do leste da Europa.

Para obter informações mais pormenorizadas sobre este eclipse do Sol, poderá aceder ao link da NASA: https://eclipse.gsfc.nasa.gov/SEplot/SEplot2001/SE2020Jun21A.GIF.

Eclipse Penumbral da Lua – 5 de Julho de 2020

Lua entra na penumbra: 03:07 TU (Tempo Universal, precisamos de o converter para horário local)
Máximo do eclipse: 04:31 TU
Lua sai da penumbra: 05:52 TU

De forma resumida, podemos dizer que este eclipse penumbral da Lua pode ser observado na maioria do território da América do Norte, em toda a América do Sul, Europa Ocidental, em quase toda a África.

Para obter informações mais pormenorizadas sobre este eclipse da Lua, poderá aceder ao link da NASA: https://eclipse.gsfc.nasa.gov/LEplot/LEplot2001/LE2020Jul05N.pdf.

Eclipse Penumbral da Lua – 30 de Novembro de 2020

Lua entra na penumbra: 07:32 TU (Tempo Universal, precisamos de o converter para horário local)
Máximo do eclipse: 09:44 TU
Lua sai da penumbra: 11:53 TU

De forma sucinta, podemos dizer que este eclipse penumbral da Lua pode ser observado em grande parte da Ásia, Austrália, América do Norte, América do Sul, e uma parte da Europa.

Para obter informações mais pormenorizadas sobre este eclipse da Lua, poderá aceder ao link da NASA: https://eclipse.gsfc.nasa.gov/LEplot/LEplot2001/LE2020Nov30N.pdf.

Eclipse Total do Sol – 14 de Dezembro de 2020

Início do eclipse parcial: 13:33 TU (Tempo Universal, precisamos de o converter para o horário local)
Início do eclipse total: 14:32 TU
Máximo do eclipse: 16:13 TU
Fim do eclipse total: 17:54 TU
Fim do eclipse parcial: 18:53 TU

Na sua forma de eclipse total do Sol, este será visível numa faixa muito estreita que atravessa o Chile e a Argentina. Na sua forma parcial, o eclipse poderá ser observado em grande parte da América do Sul, na região a Sudoeste de África e parte da Antárctida.

Para obter informações mais pormenorizadas sobre este eclipse do Sol, poderá aceder ao link da NASA: https://eclipse.gsfc.nasa.gov/SEplot/SEplot2001/SE2020Dec14T.GIF.

Este artigo apresenta importantes informações sobre os eclipses em 2020, nomeadamente datas e horários (em Tempo Universal) e os respectivos locais onde podem ser observados. Se pretender saber mais sobre o que são os eclipses, os tipos de eclipses que existem e porque eles ocorrem, poderá ler o artigo: Eclipse Solar e Eclipse Lunar.

Share Button
Tagged , , . Bookmark the permalink.

Comments are closed.