A Nebulosa Olho de Gato, também designada por NGC 6543, é uma belíssima e interessante nebulosa planetária que pode ser observada na constelação do Dragão, situada no hemisfério celestial norte.
A Nebulosa Olho de Gato foi descoberta em 1786 por William Herschel, o famoso astrónomo que tinha descoberto o planeta Úrano cerca de 5 anos antes.
Esta é uma nebulosa planetária relativamente brilhante, apesar de não ser visível a olho nu.
A Nebulosa Olho de Gato situa-se a uma distância aproximada de 3.300 anos-luz de nós (não sendo este valor consensual entre os astrónomos).
A NGC 6543 possui uma estrutura complexa que ainda não é totalmente compreendida, apesar desta nebulosa planetária já ter sido alvo de muitos estudos.
Dentro da complexidade da sua estrutura, nesta nebulosa planetária são visíveis diversos “anéis” concêntricos, cuja origem é atribuída a ejeções de matéria por parte da estrela que se situa no centro da nebulosa, ejeções essas que deverão de ter ocorrido a intervalos de 1.500 anos. Tal situação causa alguma surpresa aos astrónomos, pois à partida não seria esperar este comportamento neste tipo de estrela. A estrela que se situa no centro da Nebulosa Olho de Gato é significativamente mais pequena que o nosso Sol.
Para explicar algumas características desta nebulosa, já se chegou a avançar com a hipótese da estrela central ter uma outra companheira, tratando-se assim de um sistema binário de estrelas. Porém, até agora, tal hipótese não foi confirmada, permanecendo ainda a dúvida em relação a esta possibilidade.
Esta nebulosa planetária é fascinante, tanto do ponto de vista de sua beleza como do ponto de vista dos mistérios que ainda estão por desvendar.