Programa Artemis – O regresso do Homem à Lua

Programa Artemis - O regresso do Homem à LuaO Programa Espacial Artemis tem como objetivo levar o Homem até à superfície da Lua. A última presença do Homem na superfície lunar aconteceu em 1972, através da missão Apollo 17. Desde essa altura, muitas foram as missões enviadas para a Lua, mas todas elas foram não tripuladas. Agora está em curso um novo programa de deverá levar novamente o ser humano até à Lua, trata-se do Programa Artemis.

O Programa Artemis é um programa espacial da NASA mas que consta com a parceria de várias agências espaciais, nomeadamente a ESA (Agência Espacial Europeia), a JAXA (Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial), e a CSA (Agência Espacial Canadiana).

Este programa espacial conta com vários lançamentos previstos em direção à Lua.

Artemis 1 – lançamento previsto para 2022. O objetivo desta missão é alcançar a órbita lunar e regressar à Terra. Esta missão não será tripulada, sendo que no lugar de seres humanos, serão enviados manequins e robôs.

Artemis 2 – lançamento previsto para Maio de 2024. Nesta missão, seguirão 4 astronautas em rumo à Lua, porém farão teste de voo lunar e então regressarão à Terra. Estes astronautas não vão pousar no solo lunar.

Artemis 3 – lançamento previsto para 2025. Esta missão pretende colocar 2 pessoas na superfície lunar, mais concretamente na região polar sul da Lua. Essas pessoas estarão cerca de uma semana na Lua. A Artemis 3 ainda levará outros 2 astronautas que não irão descer à superfície da Lua. Nesta missão pretende-se também colocar uma mulher na Lua.

Se estas missões forem bem sucedidas, teremos o regresso do Homem à Lua. A última vez que um ser humano pisou o solo lunar foi em Dezembro de 1972, através da missão Apollo 17, a última missão do Programa Apollo Esse programa, com as suas várias missões, levou um total 12 homens até à superfície da Lua.

Depois da Artemis 3, estão previstas outras missões do Programa Artemis para os anos seguintes, sempre com o objetivo de exploração lunar.

Para saber mais sobre o Projeto Artemis da NASA, poderá aceder ao link que se segue: NASA Artemis.

Share Button
5/5 - (1 vote)
Tagged . Bookmark the permalink.

Comments are closed.