Quase-satélites do planeta Terra

Quase-satéliteA Lua é o satélite natural do planeta Terra, significando isso que a Lua orbita ao redor do nosso planeta. Para além disso, existem também alguns pequenos asteróides que “acompanham” a Terra na sua órbita ao redor do Sol, porém esses objetos não orbitam a Terra, e consequentemente não são considerados como sendo satélites. Esses objetos são classificados como “quase-satélites” ou “quase-luas” do planeta Terra.

Um quase-satélite (ou quasi-satélite) é então um objeto que está em ressonância orbital de 1:1 com seu planeta. Significa isto que esse objeto orbita ao redor do Sol demorando o mesmo tempo a dar uma volta ao Sol que o planeta ao qual está “associado”. Um quase-satélite possui uma órbita com excentricidade diferente da órbita do planeta, porém não se afasta demasiado deste. Por outro lado, um quase-satélite não se encontra suficientemente próximo do planeta para que seja um satélite ou lua do planeta em questão.

Ao contrário de um verdadeiro satélite natural, um quase-satélite tem uma órbita instável.

A Terra tem vários quase-satélites ou quase-luas que a “acompanham” na sua órbita ao redor do Sol. Essas quase-luas por vezes são chamadas de “segunda lua da Terra“, expressão essa que não está correta, dado que estes objetos não orbitam realmente ao redor da Terra como já foi aqui referido.

Entre os diversos quasi-satélites da Terra, podemos referir o 469219 Kamoʻoalewa (provisoriamente designado como 2016 HO3) que se trata de um asteróide que possui um diâmetro médio estimado de cerca de 41 metros, sendo o mais estável de todos os quasi-satélites conhecidos.

Um outro quasi-satélite do planeta Terra é 3753 Cruithne, possuindo apenas cerca de 5 metros de diâmetro.

O planeta Terra possui outras quase-luas, possivelmente algumas delas ainda não descobertas.

Uma nota final para referir ainda a existência de pequenos satélites temporários (ou luas temporárias) que durante pouco tempo podem orbitar o planeta Terra. São asteróides muito pequenos que de forma temporária (calcula-se que em média apenas durante algumas meses) orbitam em volta do nosso planeta. Para saber mais sobre esse assunto, leia o artigo: Satélites temporários da Terra.

É importante esclarecer que, de forma estável e permanente, a Terra tem apenas um satélite natural conhecido: a Lua.

Share Button
Tagged , , . Bookmark the permalink.

Comments are closed.