Satélites de Saturno

Satélites de SaturnoO planeta Saturno tem atualmente 82 satélites naturais conhecidos (é possível que existam mais que ainda não conhecemos), sendo que atualmente este é o planeta do Sistema Solar com mais satélites conhecidos. Os satélites de Saturno são muito diferentes uns dos outros, nos mais variados aspectos. Em termos de dimensão, o maior satélite natural (lua) de Saturno é Titã com 5.150 km de diâmetro; outros satélites de Saturno possuem mesmo menos de 1 km de diâmetro. Entre esses extremos, existem muitas luas de Saturno com tamanhos variados e outras características distintas. Vamos então apresentar um panorama geral sobre o sistema de satélites naturais do planeta Saturno.

O primeiro satélite do planeta Saturno a ser descoberto foi Titã em 1655, descoberta essa realizada pelo astrónomo holandês Christiaan Huygens. Titã é o maior satélite de Saturno e o segundo maior satélite no Sistema Solar, sendo apenas ultrapassado por Ganimdes, satélite de Júpiter. Titã é até um pouco maior que o planeta Mercúrio. Este satélite de Saturno é o único satélite em todo o Sistema Solar que possui uma atmosfera densa, no caso até mais densa que a própria atmosfera do planeta Terra. O elemento principal da atmosfera desta lua de Saturno é o azoto.

Titã

Titã

O segundo maior satélite de Saturno é Reia com 1528 km de diâmetro (menos de um terço do diâmetro de Titã). Esta lua do planeta Saturno foi descoberta em 1672 pelo astrónomo Giovanni Cassini.

Reia

Reia

O terceiro maior satélite de Saturno é Jápeto (também conhecido por Iapetus) com um diâmetro de 1470 km. Esta lua de Saturno foi descoberta em 1671 pelo astrónomo Giovanni Cassini.

Jápeto

Jápeto

O quarto maior satélite do planeta Saturno é Dione com um diâmetro de 1123 km. Dione foi descoberto pelo astrónomo Giovanni Cassini em 1684.

Dione

Dione

O quinto maior satélite de Saturno é Tétis com 1066 km de diâmetro. Esta lua do planeta Saturno foi descoberta em 1684 pelo astrónomo Giovanni Cassini.

Tétis

Tétis

O sexto maior satélite do planeta Saturno é Encélado com 500 km de diâmetro. Encélado foi descoberto pelo astrónomo William Herschel em 1789.

Encélado

Encélado

O sétimo maior satélite de Saturno é Mimas com 396 km de diâmetro. Esta lua de Saturno foi descoberta em 1789 pelo astrónomo William Herschel.

Mimas

Mimas

O oitavo maior satélite natural do planeta Saturno é Hiperião que possui uma forma irregular, com um diâmetro de 410 x 260 x 220 km. Este satélite foi descoberto pelos astrónomos William Cranch Bond, George Philips Bond e William Lassell em 1848.

Hiperião

Hiperião

O nono maior satélite de Saturno é Febe que possui 213 km de diâmetro. Esta lua do planeta Saturno foi descoberta em 1899 pelo astrónomo William Henry Pickering.

Febe

Febe

Depois destes satélites de Saturno, seguem-se outros com menos de 200 km de diâmetro: Jano (196 x 192 x 150 km), Epimeteu (135 x 108 x 105 km), Prometeu (136 x 79 x 59 km), Pandora (104 x 81 x 64 km) ,e diversos outros satélites de Saturno ainda mais pequenos, alguns dos quais com poucas dezenas de km de diâmetro, outros com poucos km de diâmetro, e outros ainda com menos de 1 km de diâmetro.

(Artigo atualizado em 11/11/2019)

Share Button
Tagged , . Bookmark the permalink.

Comments are closed.