Aristarco de Samos – Biografia – Vida e Obra

Aristarco de SamosAristarco de Samos nasceu por volta do ano 310 a.C. e faleceu por volta do ano 230 a.C.. Aristarco de Samos foi um astrónomo e matemático da Grécia Antiga que ficou conhecido como o primeiro astrónomo (que temos conhecimento) a propor o sistema heliocêntrico, ou seja, foi o primeiro a defender a ideia que a Terra orbitava ao redor do Sol.

Nessa época a ideia dominante era que a Terra estava no centro do Universo. Segundo se pensava, ao redor da Terra orbitavam os outros corpos celestes, incluindo o Sol. Esta é a chamada teoria geocêntrica.

Aristarco de Samos veio assim apresentar um novo modelo para o Universo, a teoria heliocêntrica, dizendo que a Terra orbitava ao redor do Sol.

A teoria geocêntrica foi o modelo cosmológico aceito de forma quase unânime na antiguidade, aliás o modelo geocêntrico só foi realmente colocado em causa no séc XVI através do trabalho de Nicolau Copérnico, seguido de outros astrónomos como Johannes Kepler e Galileu Galilei. Assim, foram necessários cerca de 1.800 anos para que a ideia de Aristarco de Samos fosse realmente levada a sério.

Foi a defesa do sistema heliocêntrico que deu mais destaque a Aristarco de Samos. Porém este astrónomo grego também defendeu a ideia de que as estrelas eram corpos celestes do mesmo tipo do nosso Sol. Para além de tudo isso, Aristarco de Samos também realizou estudos com vista a determinar as dimensões e as distâncias do Sol e da Lua. Apesar dos valores a que chegou estarem longe dos valores reais, este estudo do astrónomo grego possuiu os seus méritos, pois a forma de calcular estava correta, o problema estava nos instrumentos utilizados que não permitiam medições muito precisas.

Em reconhecimento do trabalho deste notável astrónomo da antiguidade, foi dado o nome de Aristarco a uma cratera da Lua.

Share Button
Aristarco de Samos – Biografia – Vida e Obra
4.6 (92%) 5 votes
Tagged , , . Bookmark the permalink.

Comments are closed.