Nicolau Copérnico – Biografia – Vida e Obra

Nicolau CopérnicoNicolau Copérnico, famoso astrónomo e matemático polaco que viveu entre os séculos XV e XVI. Seu nome está ligado à defesa do heliocentrismo, a teoria que afirma que o Sol é o centro do Sistema Solar, opondo-se assim ao geocentrismo, a teoria aceite na época, e que afirma que a Terra é que está no centro. É bastante significativo o contributo deste astrónomo para o desenvolvimento da astronomia. Vamos conhecer um pouco sobre a vida e obra de Nicolau Copérnico, nesta biografia resumida.

Nicolau Copérnico nasceu em Torun, na Polónia, em 19 de Fevereiro de 1473. Perdeu o pai quando tinha apenas 10 anos de idade, ficando a partir daí à guarda de um tio. Aos 18 anos, depois de ter estudado em escola religiosa, Copérnico matriculou-se na Universidade de Cracóvia. Aos 24 anos de idade foi para Itália, para a Universidade de Bolonha como estudante de Direito Canónico.

Em 9 de Março de 1497, em Bolonha, Nicolau Copérnico realizou sua primeira observação que consistia na ocultação (eclipse) da estrela Aldebaran.

Em 1500 foi convidado a ensinar matemática e astronomia na Universidade La Sapienza, em Roma.

Continuando seus estudos, ele cursou também medicina, em Pádua, sendo conhecido como médico por seus contemporâneos.

Em 1503 recebeu o doutorado em Direito Canónico.

Copérnico tornou-se cónego da Catedral de Frauenburg. Nesta cidade Copérnico constrói seu observatório astronómico.

Dada a sua fama como astrónomo, em 1514 foi convidado pelo V Concilio de Latrão para contribuir para a reforma do calendário, convite esse que acabaria por ser recusado.

Entretanto, Copérnico escreveu a sua obra de nome “Commentariolus“, onde já consta a sua ideia sobre o heliocentrismo.

Porém, a obra principal de Nicolau Copérnico, “De revolutionibus orbium coelestium” (em latim) que significa “Das revoluções das esferas celestes“, foi publicada no ano da morte de Copérnico, 1543. Nesta obra ele defende a teoria do heliocentrismo, dizendo que o centro do Universo é o Sol e que os planetas orbitam em órbitas circulares em volta do Sol na seguinte ordem: Mercúrio, Vénus, Terra, Lua, Marte, Júpiter, Saturno e depois as estrelas fixas. Apesar de mais tarde novas descobertas vieram alterar alguns dos aspetos da teoria heliocêntrica apresentadas por Copérnico, esta ideia foi realmente muito importante para o progresso da astronomia. Nesta obra, Copérnico apresentou ainda aspetos muito importantes tais como a rotação da Terra, a inclinação do seu eixo, disse ainda que a distância entre a Terra e o Sol é pequena comparada com a distância até às estrelas, entre outras coisas.

A obra de Copérnico serviu de referência a grandes astrónomos que posteriormente a aperfeiçoaram, tais como Johannes Kepler (que descobriu que as órbitas dos planetas não são circulares, mas sim elípticas) e Galileu Galilei. Na época, a teoria aceite era o geocentrismo que colocava a Terra no centro e o Sol e os planetas em volta da Terra.

Nicolau Copérnico faleceu em Frauenburg em 24 de Maio de 1543.

Sistema Heliocêntrico de Copérnico

Sistema Heliocêntrico de Copérnico

Share Button
Nicolau Copérnico – Biografia – Vida e Obra
4.1 (81.33%) 45 votes
Tagged , , , . Bookmark the permalink.

Comments are closed.