Estrela de Barnard

Estrela de BarnardA Estrela de Barnard é uma das estrelas mais próximas de nós. Trata-se de uma estrela anã vermelha, de fraco brilho e invisível à vista desarmada, mas que se destaca por ter o maior movimento aparente visto a partir do planeta Terra. A descoberta de que esta estrela tem um grande movimento aparente remonta ao ano de 1916 e deve-se ao astrónomo norte-americano Edward Emerson Barnard.

A Estrela de Barnard situa-se a cerca de 5,98 anos-luz de nós sendo que, em termos de estrelas, apenas o nosso Sol e as três estrelas do sistema Alfa Centauri estão mais próximas de nós que esta estrela.

A Estrela de Barnard pode ser observada na constelação de Ofiúco, possuindo uma magnitude aparente de +9,54. Apesar da sua proximidade, esta estrela é totalmente invisível a olho nu, pois o seu brilho intrínseco também é muito fraco, sendo sua magnitude absoluta de +13,22.

A Estrela de Barnard é uma estrela anã vermelha com pouca massa, cerca de 14% da massa do nosso Sol, o que equivale a aproximadamente 150 vezes a massa do planeta Júpiter. O diâmetro da Estrela de Barnard está entre 15% a 20% do diâmetro do Sol, o que equivale a cerca de 1,5 a 2 vezes o tamanho de Júpiter.

O período de rotação da Estrela de Barnard é de 130,4 dias.

A temperatura da Estrela de Barnard na sua superfície ultrapassa um pouco os 3.000 K, tratando-se assim de uma estrela relativamente fria.

Share Button
Estrela de Barnard
4.5 (89.41%) 17 votes
Tagged , . Bookmark the permalink.

Comments are closed.