Estrela Vega – Constelação de Lira

Vega - Foto infravermelhaVega, a estrela alfa da constelação de Lira, vista da Terra é a estrela mais brilhante da sua constelação e a 5ª estrela mais brilhante do céu noturno. Vega está relativamente próxima do Sistema Solar (à escala astronómica), sendo esta uma estrela branco-azulada relativamente jovem quando comparada com o nosso Sol.

Vega é uma estrela que se situa a cerca de 25 anos-luz de nós e tem uma magnitude aparente de +0,03, sendo intrinsecamente uma das estrelas mais brilhantes nas “proximidades” do Sistema Solar. Vega é cerca de 40 vezes mais luminosa que o Sol.

Vega tem mais do dobro da massa do nosso Sol e possui um diâmetro equatorial quase 3 vezes maior que o diâmetro do Sol. O diâmetro equatorial desta estrela é significativamente maior que o seu diâmetro polar.

Ao redor da estrela Vega foi detetado um disco de poeira, tratando-se possivelmente de detritos resultantes de colisões entre objetos existentes nesse disco, um pouco como a cintura de Kuiper do Sistema Solar.

Vega é uma das três estrelas que formam o asterismo conhecido como o Triângulo do Verão, as outras duas estrelas são: Deneb e Altair.

Devido a um fenómeno chamado de precessão dos equinócios, daqui a cerca de 12.000 anos Vega será a estrela polar. Atualmente a estrela polar é a alfa da constelação da Ursa Menor (também conhecida como Polaris), mas devido à precisão dos equinócios, ao longo do tempo outras estrelas ganham o estatuto de estrela polar, substituindo a anterior. Vega é uma dessas estrelas.

Share Button
Estrela Vega – Constelação de Lira
3.6 (72.73%) 11 votes
Tagged , . Bookmark the permalink.

Comments are closed.