Prometeu – Satélite de Saturno

PrometeuPrometeu é um satélite natural (lua) do planeta Saturno. A descoberta do satélite Prometeu foi realizada em 1980 através da análise de fotos obtidas pela sonda espacial Voyager 1, depois desta sonda ter chegado ao planeta Saturno.

Prometeu é um corpo celeste com uma forma bastante alongada. O diâmetro deste satélite do planeta Saturno é de aproximadamente 136 km x 79 km x 59 km.

Prometeu orbita a uma distância média de aproximadamente 139.380 km de Saturno, possuindo uma excentricidade muito baixa (quase circular). Esta lua de Saturno demora 0,613 dias terrestres a completar uma volta ao redor do planeta, que corresponde ao mesmo tempo que demora a completar uma volta sobre si próprio, possuindo portanto uma rotação sincronizada.

A superfície de Prometeu é caracterizada por cumes, vales, diversas crateras algumas das quais com mais de 20 km de diâmetro.

A sonda espacial Cassini que chegou a Saturno para estudar este planeta e seus satélites, foi fundamental para o nosso conhecimento atual desta pequena lua do planeta Saturno.

Prometeu - Foto da Cassini

Foto de Prometeu, obtida pela sonda espacial Cassini.

Share Button
Prometeu – Satélite de Saturno
4.5 (90%) 4 votes
Tagged , . Bookmark the permalink.

Comments are closed.